Nelson Santos

Nasceu em Salvaterra de Magos em 26 de Julho de 1974 ano de revolução. Desde cedo demonstrava dotes para o desenho e chegou a levar alguns puxões de orelha por desenhar com a mão esquerda, na escola, onde talvez tudo começou, já se aventurava a desenhar algumas caricaturas de colegas e professores o que lhe provocou algumas más notas, compreensivel na altura devido á falta de traço e desconcentração para os estudos pois passava as aulas a desenhar e a olhar para o boneco.

Em 1993 ao abandonar os estudos, numa atitude de rebeldia, cumpriu 5 anos de serviço militar voluntário na Marinha, depressa compreendendo que não era bem o que pretendia.

A sua iniciação profissional começou em 1998 ao responder a um anuncio para ilustrador no estúdio de animação "Magic Toons" pertencente á ETIC onde aprendeu a desenvolver o traço e técnicas de animação 2D como arte-finalista e intervalista. Um certo dia foi convidado para fazer umas caricaturas ao vivo num evento para marca de shampoo "Organics", para o qual até descobriu mais tarde que era alérgico! A coisa não correu mal (tirando a parte dermatológica) e depressa aprendeu a dominar esta dificil arte da caricatura. Desde ai trabalha em animação de eventos, festas e casamentos com regularidade profissional, tanto em Portugal como no estrangeiro e já conta com inúmeras acções na Alemanha, em Berlim, Frankfurt, Heidelberg e Düsseldorf na grande Feira Médica Mundial por duas vezes. Desenvolveu também logótipos para empresas e outros estabelecimentos comerciais, colaborando em várias campanhas publicitárias e de promoção de imagem e marcas.

Tem colaborado com algumas publicações nacionais; como o "BD Jornal" publicação recente, Jornal Inside, esteve no lançamento do "Portal Alice.pt" site este pioneiro no envio de postais ilustrados), bem como colaboração com câmaras municipais, juntas de freguesia, e diversas outras entidades e empresas de renome como Toyota, Allianz, Sanofi-Aventis, Samsung, BMW ou Matutano para nomear apenas algumas. Também apareçeu numa campanha publicitária para Leite Matinal onde era figurante caricaturista. Tem sido convidado para expôr as suas obras individual e colectivamente, a sua 1ª exposição foi nos Paços do Conselho da Câmara Municipal de Penamacor em Março 2007 a que se seguiu em Junho a 2ª exposição em Vila Velha do Rodão. Foi vencedor do concurso de cartoon da Fifa denominado Fifa Stuttgart Award 2006 com uma caricatura do jogador brasileiro Ronaldinho Gaucho.

É membro desde 2006 do NCN: National Caricaturists Network organização não lucrativa com o fim da divulgação da arte da caricatura onde participou em 2006 na Convenção realizada em Orlando na Florida. Nessa mesma convenção recebeu prémio por caricatura do livro "Facial Expressions: A Visual Refe-rence For Artists" por Mark Simon. Em 2007 participou em workshop em Osterbeek na Holanda e regressou com alguns prémios na bagagem como: -3º lugar para melhor caricatura ( 2 prémios ex-aqueo ); -2º lugar para melhor caricatura preto e branco; -3º lugar para melhor portfolio.

O ojectivo futuro de Nelson Santos é ser publicado frequentemente num jornal semanal ou mesmo diário, o seu mais recente contacto foi com a revista "Futebolista" e Jornal Semanauto (unica revista dedicada ao futebol em Portugal) onde começou recentemente a colaborar com caricaturas de jogadores de futebol mas também é contactado internacionalmente para ilustrar como foi o caso da revista americana "Brandweek" onde foi publicado na capa com uma caricatura do Gorbachev ou par revista Kiwanis onde ilustrou uma caricatura do famoso apresentador Jay Leno. Desde 2009 passou a colaborar frequentemente como ilustrador para o semanário Sol ate hoje. De destacar também algumas presenças na televisão no programa Contacto da Sic em 2008 e em 2009 numa homenagem a várias personalidades portuguesas onde realizou caricaturas ao vivo de Cármen Dolores, Marco Paulo, Simone Oliveira, Filipe La Féria, Carlos do Carmo, Rui Costa ou saudoso António Feio.

Actualmente e por estes dias é muito fácil de encontrar Nelson Santos a desenhar no seu estúdio em casa ou por algum evento a captar um momento ou alguma expressão que faça sorrir.

EXPOSIUES: Março 2007: Camara Municipal Penamacor nos Paços do Conselho

Julho 2007: Vila Velha Rodão na Casa das Artes

Agosto 2008: Moita no Posto de Turismo "Risos e Gargalhadas" Cartoons e Caricaturas de Carlos Laranjeira, Nelson Santos e Rui Duarte

Novembro 2008: Salvaterra de Magos na Biblioteca Municipal

Janeiro 2009: Tomar, na livraria ao Pé das Letras

Setembro 2009: Seixal,no Cacilheiro do Tejo

Setembro 2011: Guimaraes no Shopping Espaço Guimaraes